15 de dez. de 2025

Governança do Ecossistema de Inovação de Ijuí participa de missão técnica em Chapecó
Durante os dias 11 e 12 de novembro, representantes da Governança do Ecossistema de Inovação de Ijuí participaram de uma Missão Técnica em Chapecó (SC), promovida pelo Sebrae RS e Prefeitura Municipal de Ijuí. A ação integra as iniciativas dos programas Cidade Empreendedora e Ecossistema Local de Inovação (ELI), que têm como objetivo fortalecer a gestão pública, a inovação e o desenvolvimento econômico dos municípios.
A programação envolveu visitas técnicas a instituições e empresas que são referência no ecossistema catarinense, entre elas o Pollen Parque Científico e Tecnológico da Unochapecó, o DEATEC/ACATE-CIAD, o Sebrae SC – Regional Oeste, o CHAPHUB e a IXC Soft, empresa líder em soluções tecnológicas para provedores de internet.
Ao longo das visitas, o grupo teve a oportunidade de conhecer modelos de governança, ambientes de inovação, programas estratégicos e mecanismos de articulação entre governo, iniciativa privada e academia — elementos essenciais para a consolidação de ecossistemas fortes e conectados. Um dos pontos de destaque foi a apresentação da estrutura de governança do CHAPHUB, com seus quatro Grupos de Trabalho (GTs), que atuam de forma integrada na promoção da inovação e no desenvolvimento de soluções para o território.
Para Euclides Spies, gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, a missão reforça a importância da inovação como estratégia de desenvolvimento territorial:
“Chapecó é um exemplo de como a inovação pode ser incorporada à gestão pública e à dinâmica empresarial. Ao trazer essas experiências para Ijuí, estamos fortalecendo o movimento do Cidade Empreendedora e inspirando a criação de políticas e ambientes que favoreçam o empreendedorismo, a transformação digital e a competitividade dos nossos municípios.”
O gestor de Inovação do Sebrae RS, Cássio Fridriczewski, também destacou o impacto da imersão:
“A missão reforça o papel da governança e do trabalho colaborativo como pilares para o desenvolvimento da inovação. Conhecer como Chapecó estruturou seus ambientes e conectou os atores locais inspira o nosso movimento em Ijuí e aponta caminhos para fortalecer a cultura empreendedora e inovadora no Noroeste.”
A região de Ijuí possui uma base econômica diversificada e um forte potencial inovador, com avanços no agronegócio, cadeia do leite, saúde, educação, serviços e turismo. “A missão técnica em Chapecó reforçou esse movimento ao evidenciar como a integração entre setores é decisiva para criar soluções sustentáveis e ambientes colaborativos. Assim como no ecossistema catarinense, o futuro da inovação em Ijuí depende da conexão entre seus diferentes atores, fortalecendo a governança e gerando valor para todo o território”, finaliza Cássio.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sebrae RS em conectar pessoas, gerar aprendizados e impulsionar o desenvolvimento, aproximando Ijuí de modelos consolidados de inovação.

