Ijuí Consolida-se Como Referência em Inovação e Avança no Radar de Maturidade

Ijuí Consolida-se Como Referência em Inovação e Avança no Radar de Maturidade

Ijuí Consolida-se Como Referência em Inovação e Avança no Radar de Maturidade

15 de set. de 2025

Ijuí consolida-se como referência em inovação e avança no Radar de Maturidade

O Impulsa Ijuí representa a materialização de uma visão de futuro para o município: um ecossistema de inovação estruturado em propósito, núcleos de trabalho e ações que fortalecem o pertencimento e a integração entre os atores locais. A marca representa o movimento da inovação que apoia empreendedores em todas as etapas de sua jornada, unificando agendas, inspirando decisões estratégicas e promovendo um horizonte colaborativo.

Essa trajetória já trouxe conquistas expressivas, como o 1º lugar no Prêmio ELI Summit 2023, o reconhecimento como case nacional pelo Impact Hub em 2024, a conquista do Selo Connected Smart Cities (CSC) e o reconhecimento da SICT como ecossistema regional em destaque em 2025. Além disso, foram instituídos incentivos fiscais inovadores, como isenção de IPTU e ITBI e redução do ISS, sustentados pela aprovação da Lei Municipal de Inovação e pela atuação ativa do Conselho Municipal de Inovação.

Esses avanços foram confirmados nesta quinta-feira, 11, com a apresentação dos resultados do Radar de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação do RS 2025, conduzido pelo Sebrae RS. O estudo revelou que Ijuí evoluiu da condição de Ecossistema em Estruturação (2022) para Ecossistema em Desenvolvimento (2025), registrando um salto de 8,6 pontos e um crescimento de 60,6% em maturidade, o maior dos ecossistemas pesquisados.

Esse avanço reflete a mobilização dos atores locais e o trabalho articulado do Sebrae RS, por meio da metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), aliado ao Programa Cidade Empreendedora em parceria com a Prefeitura. Entre os resultados estruturantes, destacam-se: a certificação da Incubadora Criatec/UNIJUÍ pelo modelo Cerne, a criação de novos ambientes de inovação como o Espaço + Inovação (com laboratórios de IoT, Smart Grid, coworking e Sala de Realidade Aumentada), o salto na captação de recursos para pesquisa e inovação da UNIJUÍ (de R$ 4 milhões em 2022 para previsão de R$ 15 milhões em 2025) e a consolidação de uma agenda única de inovação, que fortalece a identidade do Impulsa Ijuí.

Para o gestor de Inovação do Sebrae RS, Cássio Fridriczewski, esse resultado é prova que a frequência e repetição é fundamental para fomentar a inovação. “O avanço de Ijuí para Ecossistema em Desenvolvimento evidencia o poder da articulação. Quando governo, universidades, empresas e sociedade civil atuam de forma integrada, o território se transforma. O Sebrae tem orgulho de ser parceiro nessa trajetória, com o Projeto ELI e o Programa Cidade Empreendedora, articulando políticas públicas, fortalecendo a governança e impulsionando a inovação com foco empreendedor”, destacou.

Com esses marcos, Ijuí se consolida como referência em inovação no Noroeste gaúcho e desponta como um dos territórios mais promissores do Rio Grande do Sul. O próximo desafio é manter o ritmo de evolução, ampliar o engajamento empresarial e executar projetos estruturantes que assegurem a consolidação definitiva do ecossistema.