Milk Summit reúne cadeia leiteira em Ijuí

Milk Summit reúne cadeia leiteira em Ijuí

Milk Summit reúne cadeia leiteira em Ijuí

20 de out. de 2025

Ontem teve início o Milk Summit Brazil, evento que reúne mais de 750 produtores e representantes da cadeia leiteira do Sul do país em uma programação com palestras, debates e atividades de integração. A cerimônia oficial de abertura do evento aconteceu pela manhã, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, como parte da programação da Inovafest e da Expofest 2025. Além dos representantes do município de Ijuí, também estiveram presentes autoridades e lideranças de todo o Rio Grande do Sul, como o secretário estadual da Agricultura, Edilson Brum, o presidente do Sindilat RS, Guilherme Portela, e o coordenador do evento, Darci Palharini.

O evento continua com diversas atividades na data de hoje. Em entrevista ao JM, o coordenador do Milk Summit Brazil explica que no primeiro dia do evento o principal tópico abordado foi a competitividade do setor, que ainda é um desafio para que os agricultores consigam atingir outras marcas e que também seja feita a manutenção das famílias no campo. “Nós não poderíamos deixar de abordar esse assunto, até para mostrar que temos muitas propriedades que já estão em um nível de competitividade muito bom, mas, na média, nós ainda pecamos”, diz Palharini.

Durante o segundo dia, um dos tópicos de debate diz respeito às mudanças climáticas, que têm influído na nível de produtividade dos agricultores da região. Segundo Palharini, os produtores já estão bem organizados para enfrentar estes desafios, no entanto, ainda precisam de novos avanços, especialmente em relação às tecnologias, que são caras. “Nós precisamos ter uma política de Estado que possa facilitar o acesso a essas inovações com linhas de crédito mais apropriadas”, afirma.

O mesmo é defendido pelo secretário da Agricultura, Edilson Brum, que afirma que é necessário maior atenção do Governo Federal para essas questões. Segundo Brum, o Rio Grande do Sul enfrenta uma seca a cada década, um cenário que acaba se agravando também pelas mudanças climáticas. “Isso significa que os produtores plantaram e não colheram, por causa das mudanças climáticas, aquilo que foi planejado não foi executado na lavoura. Então, nós precisamos dessa atenção.”

O secretário afirma que o Milk Summit Brazil pode ser considerado histórico, sendo o primeiro grande evento a reunir todo o setor lácteo da região Sul do País. Brum destaca que, atualmente, cerca de 40% do PIB do Estado corresponde às atividades agropecuárias, dentre as quais a cadeia produtiva da bacia leiteira possui grande destaque.

“E nós precisamos falar disso para que as pessoas que não são ligadas ao agro tenham consciência da importância do Estado ser o lado destes produtores, daqueles que produzem nos três estados da agricultura. E o Milk Summit vem se consolidar, não tenho dúvida nenhuma, como um grande caso de sucesso a nível nacional, destacando muito a cidade de Ijuí”, pontua o secretário.

Tratando-se da relevância da região Noroeste, uma das maiores produtoras de leite do Estado, o secretário afirma que o Rio Grande do Sul se consome e exporta cerca de 67% dos produtos do setor primário graças aos esforços dos agricultores da região. Além disso, também reforçou que o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, sempre está ao lado destes produtores, que geram emprego, renda e oportunidades para a comunidade.