30 de jul. de 2025

Entre a segunda quinzena de junho e a primeira semana de julho, ocorreram as rodadas de conexões do terceiro ciclo do Programa Startup Lab – região Noroeste e Missões, intitulado “Inovação Sustentável”. O foco desta edição esteve voltado para empresas que atuam com produtos, serviços e projetos de impacto socioambiental em suas comunidades.
O programa integra o projeto “Ecossistema Corporativo de Inovação Aberta – Fase II, Região Noroeste e Missões”, financiado pela Fapergs e coordenado por Maria Odete Palharini, da Criatec Unijuí.
As rodadas de conexão foram realizadas em formato online e conduzidas por Juliana Capssa Sausen, Gestora de Inovação e Tecnologia do Startup Lab. O objetivo foi conectar os desafios das empresas participantes com soluções inovadoras de startups do Rio Grande do Sul, incluindo também outros estados.
Nesta edição, 11 empresas integraram o ciclo: Acaé Assessoria Ambiental, Assossul – Associação dos Transportadores do Sul, Boutique de Aromas, Cootac – Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Cargas, Jardim Europa Hotel e Restaurante, JM Bio Serviços Ambientais e Ecoturismo, Novatech Agro, Plastipel – Comércio de Plástico e Papel, Químea Inteligência Ambiental e 3 Tentos.
As empresas lançaram 13 desafios de inovação aberta, abrangendo as áreas: Comercial, Financeiro, Marketing, Logística, Tecnologia e Sustentabilidade.
Um total de 22 startups apresentaram suas soluções: Chat On Cloud, Code Script, Co.Urban, DeltaBravo, Flowy, Gama, Gestão Boa, Growdev, Hooks, Hurben, Jobbs, Latromi, MAB, MeuResíduo, Nexxa Hub, Owner Invest, Sagui.AI, Skyplus, Smart Routes, Trashin, UNS e 4Feedstock.
Ao todo, foram apresentadas 62 soluções inovadoras – o maior número registrado nos três ciclos realizados até o momento na Fase II do programa.
Atualmente, as empresas estão avaliando as soluções para avançar no contato direto com as startups e amadurecer propostas com potencial de desenvolvimento conjunto. Os resultados do ciclo reforçam a importância da inovação aberta como estratégia para o fomento do empreendedorismo, fortalecimento das startups e impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região Noroeste e Missões – e, por extensão, de todo o estado do Rio Grande do Sul.